A timidez pode ser entendida como uma propensão a sentir-se desconfortável em situações sociais. Ela é considerada uma característica de personalidade, e portanto tende a se mostrar de forma consistente ao longo da vida.
O que causa a timidez?
Uma combinação de fatores pode influenciar no desenvolvimento deste traço, incluindo:
- Temperamento: um conjunto de características que ajudam a estruturar a personalidade e tem base biológica.
- Experiências passadas: situações vivenciadas ao longo da vida envolvendo a socialização com outras pessoas.
- Crenças e padrões de pensamentos: como a pessoa enxerga a si mesma, aos outros e ao mundo.
Quando se torna um problema?
A timidez, quando em excesso, pode interferir na capacidade de se relacionar com outras pessoas. Isso pode se tornar um problema, pois é a partir do contato com outros que podemos aprender novas habilidades, encontrar apoio e superar desafios.
Uma pessoa muito tímida pode ter problemas para criar e manter relacionamentos, por exemplo. Estudar, encontrar um emprego ou até mesmo manter um envolvimento amoroso são elementos da vida impactados pelo excesso de timidez. O sofrimento associado a isso pode causar prejuízos significativos na qualidade de vida, associando-se ao isolamento e baixa autoestima.
Existe cura para a timidez?
Por ser considerada uma característica de personalidade, não existe uma cura para a timidez. Porém, através de uma psicoterapia é possível diminuir os sintomas de ansiedade e melhorar a capacidade de lidar com situações sociais.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (saiba mais sobre ela clicando aqui) pode ser eficaz para ajudar pessoas que sofrem com timidez. Ela pode ajudar as pessoas a identificar e modificar padrões de pensamentos negativos sobre as trocas sociais, além de comportamentos inibidores.
Embora seja diferente da ansiedade social, a timidez pode estar associada a ela. O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é uma condição médica caracterizada por níveis intensos de medo, preocupação ou ansiedade em situações sociais ou de desempenho.
Por que buscar um psicólogo?
A timidez pode implicar dificuldades para desfrutar da vida, alcançando metas, objetivos pessoais e profissionais. Se ela está interferindo significativamente na qualidade de vida e causando sofrimento, é recomendado buscar ajuda profissional.
Bons relacionamentos podem nos tornar mais felizes e saudáveis, além de nos fazer viver mais. Pelo menos, é o que indica um estudo conduzido desde 1938 pela universidade de Harvard (saiba mais sobre ele assistindo ao vídeo abaixo).
Não é necessariamente o número, mas sim a qualidade dos relacionamentos mais próximos que se torna um fator protetivo ao longo da vida. Quando existe timidez em excesso, a possibilidade de criar novos vínculos (ou até mesmo manter antigos) pode gerar isolamento.
Considerando a natureza do problema, pode ser desconfortável dar o primeiro passo buscando a ajuda de um psicólogo. É importante lembrar, porém, que bons psicólogos serão profissionais acolhedores e ajudarão pessoas muito tímidas a desfrutarem de uma vida melhor sem tanto sofrimento.
Leave a Comment