A psicoterapia é um tipo de acompanhamento psicológico que busca promover qualidade de vida e bem-estar emocional. Muito frequentemente, ela é conduzida por meio de atendimentos particulares.
O que muitas pessoas não sabem é que, mesmo realizando psicoterapia de forma particular, vários planos de saúde oferecem a possibilidade de reembolso de valores pagos. Leia as informações abaixo e entenda mais sobre isso.
O que é o reembolso do plano de saúde?
O reembolso é a restituição financeira de despesas médicas e hospitalares. Alguns convênios no Brasil oferecem também a possibilidade de reembolso para consultas particulares realizadas por psicólogo.
Até o momento de divulgação deste texto, estes são alguns convênios que oferecem a possibilidade de reembolso:
– UNIMED (saiba mais clicando aqui)
– SulAmérica (saiba mais clicando aqui)
– Bradesco Saúde (saiba mais clicando aqui)
Como funciona o reembolso?
O funcionamento do reembolso pode variar dependendo das políticas específicas do plano de saúde. Por isso, é sempre recomendado verificar as condições e os procedimentos da operadora do seu plano.
Normalmente, você realiza o pagamento das consultas ao psicólogo, coleta alguns documentos e submete um pedido de reembolso ao plano de saúde. Estes são exemplos de passos envolvidos frequentemente no processo:
_____________________________________________________
1. Verifique a cobertura do seu plano.
Antes de iniciar o processo de reembolso, verifique se o seu plano de saúde oferece cobertura para consultas particulares com psicólogos. Entre em contato com a operadora do plano ou verifique o site para obter informações sobre a cobertura específica.
2. Reúna a documentação necessária.
A solicitação de reembolso costuma ser feita a partir da apresentação de alguns documentos, que podem variar de acordo com o plano. Exemplos de documentos que podem ser solicitados são:
- Notas fiscais dos atendimentos realizados: documentos que comprovam os pagamentos feitos. Elas incluem informações do profissional e a descrição dos serviços prestados.
- Formulário de solicitação do reembolso preenchido: formulário disponibilizado pelo próprio plano de saúde que solicita algumas informações do usuário.
- Encaminhamento médico: documento emitido por um médico em que é descrita a recomendação para tratamento psicológico.
3. Envie a solicitação de reembolso e aguarde a análise.
A operadora do plano de saúde fornece as instruções e o passo-a-passo do processo. Comumente, você realiza ele a partir do site ou aplicativo do convênio médico. Depois de enviada a solicitação, o plano analisa a solicitação e a documentação enviada.
4. Receba o reembolso.
Se a solicitação for aprovada, você deverá receber o reembolso de acordo com os termos e condições do seu plano de saúde. O valor reembolsado pode variar e pode estar sujeito a limites e dedutíveis estabelecidos pelo plano.
_____________________________________________________
No acompanhamento comigo, o paciente recebe todas as notas fiscais dos valores pagos referentes à psicoterapia. Esse documento pode ser utilizado no pedido de reembolso do plano de saúde ou na declaração anual de imposto de renda (IR). Como a psicoterapia é uma despesa em saúde, ela pode ser usada na declaração anual de IR!
Por isso, lembre-se de mencionar se você possui plano de saúde no nosso primeiro encontro! Caso você tenha dúvidas antes de marcar o nosso primeiro atendimento, fique à vontade para entrar em contato comigo clicando aqui.
Leave a Comment